Visão e Missão A nossa visão é de uma comunidade de aprendizagem onde a criança tem acesso a uma aprendizagem culturalmente significativa, que lhe proporcione o desenvolvimento das competências necessárias para uma cidadania efetiva e o desenvolvimento da autoconfiança de que precisa para ser feliz e cumprir com o seu verdadeiro potencial, tanto académico quanto humano. A Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras (CAC) oferece uma educação significativa aos que elegem a felicidade como um bem inegociável e como objetivo primordial para um desenvolvimento pleno da criança. Entendemos que sentir-se feliz é o estado natural, inato de uma criança e é por isso que a nossa abordagem educativa estimula a liberdade e o desenvolvimento da autonomia, num respeito pelo ritmo, curiosidade e descoberta de cada novo conhecimento. Acreditamos que os interesses, talentos, estilos de aprendizagem e metas individuais de cada criança devem influenciar a sua educação e é por isso que oferecemos diferentes abordagens de ensino. Os educadores estão conscientes das potencialidades inatas de cada criança, trabalham para perceber como ela aprende e quais são suas competências, para construir atividades e um ambiente favorável, que facilite experiências e cenários para um desenvolvimento livre ou de interação, acessível à aprendizagem. Cerejeiras é uma associação particular, um projeto comunitário, organização sem fins lucrativos (NPO). Nosso objetivo é oferecer uma forma progressiva de educação, baseada em valores democráticos, para estrangeiros e portugueses. A nossa abordagem educativa é plural e assenta, não apenas num modelo pedagógico, mas nos princípios de vários modelos pedagógicos alternativos como a pedagogia Waldorf de Rudolf Steiner, o método Montessori de Maria Montessori, o método da pedagoga Charlotte Mason e os princípios e estratégias pedagógicas para uma educação democrática do Movimento da Escola Moderna (MEM). No estudo e inspiração constante destes modelos pedagógicos a CAC encontra a sua identidade e intervenção pedagógica baseada na individualidade holística da criança, no respeito e na colaboração entre todos os intervenientes. |