“Outra liberdade que devemos reivindicar para as crianças é a liberdade de pensar” - Charlotte Mason A nossa pedagogia está centrada na criança e na sua interação com o ambiente, para a sua formação integral. A nossa filosofia consiste em permitir que as crianças construam a sua própria autonomia, em dar-lhes liberdade e felicidade na forma como aprendem e em respeitar o seu ritmo e as suas necessidades, apoiando-as e ajudando-as pedagogicamente ao longo do processo. Os nossos princípios éticos baseiam-se na Comunicação Não violenta de Marshall Rosenberg e outros modelos educativos alternativos como a pedagogia Waldorf de Rudolf Steiner, Método Montessori, a pedagoga Charlotte Mason e os valores democráticos do Movimento da Escola Moderna, de uma forma transversal na forma como trabalhamos com as crianças e o nosso programa educativo. Apoiamos a nossa comunidade educativa - educadores, alunos, famílias e outros membros - no desenvolvimento de competências que facilitem a comunicação e a resolução de conflitos, as práticas de reflexão e a aprendizagem emocional, assim como a implementação dos modelos pedagógicos que destacamos anteriormente. |
Pré-escolar“Os contos de fada são inestimáveis para toda a sua vida; eles apontam o caminho luminoso que terá que percorrer durante sua própria vida e dá a força para enfrentá-lo. Os contos de fadas são um legado inestimável do passado que alimenta e protege a vida interior da criança”. Rudolf Steiner As crianças de 3 a 5 anos são muito bem-vindas no nosso espaço de atividades pré-escolares: como defendiam Rudolf Steiner e Charlotte Mason, procuramos que este espaço seja uma segunda casa para as crianças, onde cada uma pode viver os primeiros anos da sua infância com amor e respeito pelos ritmos naturais do seu desenvolvimento. Protegemos a infância e a alegria natural de ser criança, respeitando o imaginário, tão rico e saudável desta faixa etária através de histórias, canções, danças de roda, brincar ao faz de conta e explorar e brincar na natureza. Para que estas necessidades naturais sejam atendidas, o espaço é meticulosamente pensado ao pormenor porque acreditamos que o ambiente e a atmosfera que circunda a criança é essencial para o desenvolvimento salutar e harmonioso, desde a segurança, ao mobiliário e materiais naturais que as crianças vão manipular nas suas atividades; para além disso, a equipa procura proporcionar uma atmosfera de amor, carinho, afeto e respeito mútuo: Atualmente o Jardim de Infância tem capacidade de 14 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num grupo multi-etário e várias nacionalidades. |
Ensino básico - 1º ciclo“As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz.” - Maria Montessori No primeiro ciclo a imaginação e os sentimentos do aluno continuam a ser a chave para o educador chegar à criança e promover o seu desenvolvimento intelectual. Nas sessões educativas do 1º ciclo procuramos que a arte esteja sempre presente e não seja apenas um conhecimento a adquirir per si mas um valioso veículo das aprendizagens da Língua, Matemática e Estudo do Meio/ciências. No primeiro tempo da manhã acontece o despertar dos sentidos no qual os conhecimentos ditos académicos e abstratos são trazidos ao concreto através da exploração corporal (por exemplo, sentir a matemática no corpo através de ritmos, jogos, canções e danças de roda). Depois, na continuidade dessa atividade os conteúdos são apresentados com recursos que estimulam ou partem do imaginário infantil como os contos de fadas, fábulas, lendas, etc., ilustrações artísticas estimulantes à criança, assim como o recurso a material manipulativo (como Montessori e outro) e até mesmo através de grandes obras de arte (pintura e música). "As crianças devem ter livros, livros vivos; qualquer coisa menos do que os melhores não é bom o bastante." - Charlotte Mason Também procuramos implementar no 1º ciclo a importância dos livros vivos de Charlotte Mason no desenvolvimento da criança: procuramos uma aprendizagem significativa dos conteúdos através de ideias vivas escritas por escritores apaixonados pelos diferentes temas, através da leitura conjunta e individual de livros vivos. Já no 1º ciclo o segundo momento de trabalho consiste em Trabalho de Estudo Autónomo (TEA), no qual, com a presença discreta mas atenta do tutor, a criança circula pela sala e escolhe as atividades que quer desenvolver para consolidação dos conhecimentos que adquiriu no primeiro tempo da manhã e/ou em sessões anteriores. Gradualmente as crianças participam no projeto anual da escola, de acordo com as suas capacidades e interesses e desenvolvem os seus próprios projetos individuais, no momento de Trabalho de projeto, que se pretende que sejam uma apropriação e aplicação multidisciplinar dos conteúdos ditos académicos nas diversas atividades educativas, por parte dos seus autores. Não rejeitamos as Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar, mas adiamos a sua introdução o máximo possível neste ciclo escolar, porque acreditamos que nesta fase do desenvolvimento da criança é importante o estímulo da imaginação, a criatividade e o saber fazer com as mãos e o corpo. As tardes são preenchidas principalmente com mais atividades artísticas, agora diferenciadas, como Expressão Musical, Educação Física, Manualidades diversas e Forest school. |
Ensino básico - 2º e 3º ciclos"A mente alimenta-se de ideias e, portanto, as crianças devem ter um currículo generoso." - Charlotte Mason No 2º e 3º ciclo a arte continua a ser um veículo importante da aquisição de conhecimentos e os alunos participam em atividades de Nature Study (em que é estimulada a ilustração científica da natureza) e Picture Study (observação e análise de obras de arte), Expressão Musical Corporal e Dramática. Também procuramos uma aprendizagem baseada na vida prática através da realização de experiências, aulas-tema com convidados de diversas áreas e visitas de estudo. Os livros vivos ocupam um papel cada vez mais de destaque nas atividades educativas e no estudo: os tutores recorrem, para as suas atividades, livros escritos por escritores apaixonados pelos diferentes temas da vida humana e do planeta, seguidos por narrações orais e/ou escritas dessas leituras orientadas pelos tutores; é desta forma que as suas mentes são alimentadas de ideias vivas (em vez de meros factos desconectados e com pouco sentido para a criança/adolescente) e é desta forma que os conteúdos são introduzidos, analisados e estudados. Não rejeitamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, mas procuramos que não seja um recurso constante e massivo nas atividades destes ciclos escolares. Neste sentido, desde os último anos do primeiro ciclo a introdução às TIC é feita de uma forma gradual ao longo dos anos, quando competências como o gosto pela leitura de livros vivos, a escrita a manuscrito e outras competências artísticas e do saber-fazer estiverem bem estabelecidas. Assim, procuramos estimular uma consciência do uso salutar dos recursos tecnológicos como o computador e a internet, no contexto pedagógico e na vida da criança/adolescente. Não rejeitamos totalmente os manuais escolares, mas estes têm um papel secundário nas nossas atividades, nomeadamente para consulta pontuais, por parte dos tutores e alunos, nos momentos de Trabalho de Estudo Autónomo ou no momento de Trabalho de Projeto. No tempo de Trabalho de Projeto cada aluno pode participar no projeto global escolar (apresentado no final do ano letivo) e realizarem os seus próprios projetos individuais que pretende que sejam uma apropriação e aplicação multidisciplinar dos conteúdos ditos académicos nas diversas atividades educativas, por parte dos seus autores. |