Na Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras, procuramos que a comunicação seja feita à luz dos princípios do modelos de Comunicação Não Violenta criado pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Assim, procuramos que este seja o paradigma de comunicação na Comunidade de forma transversal, ou seja, em todos os momentos (de estudo ou lazer) e por todos os intervenientes.
A Comunicação Não-Violenta é um modelo e prática de comunicação que visa um novo paradigma social de relacionamentos interpessoais com técnicas objetivas de comunicação para ultrapassar os desafios que aparecem nas nossas relações, a maior parte das vezes causados pela pela forma como fomos educados a comunicar desde a nossa infância nos diferentes contextos (família, escola, sociedade em geral), levando ao conflito e à violência global.
CNV para além de estratégias objetivas de comunicar de forma a não promover a violência permite também que os intervenientes consigam aprofundar o seu conhecimento sobre si mesmos, numa procura de desenvolvimento pessoal, e ao mesmo tempo procuram ouvir e responder empaticamente ao outro. É um modelo transformador da sociedade para a paz! As quatro componentes da CNV são:
Na Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras implementamos uma intervenção pedagógica plural no que diz respeito aos métodos pedagógicos alternativos. Porque acreditamos que os métodos são ferramentas ao serviço da criança, entendemos que a intervenção pedagógica deve adaptar-se à criança (recorrendo ao método que se mostrar mais adequado à criança numa determinada circunstância) e não a criança adaptar-se ao método pedagógico. Neste sentido, os métodos que procuramos implementar no decurso das nossas atividades s